Search
  • Dafne Sartorio

Encerrando 2020 e planejando 2021: Como fazer?

Updated: Dec 25, 2020

Aviso: Esta é uma atualização do meu artigo do ano passado sobre metas!

Aviso II: For the English version, click here



Uma coisa é certa: 2020 não foi um ano fácil. 2020 foi atípico e definitivamente difícil.

Com isso, surge a oportunidade de refletir sobre esse turbilhão de emoções.


Normalmente, neste período do ano, muitos de nós começamos a olhar para trás e a tentar refletir sobre as principais conquistas, aprendizados e também a planejar o ano que está por vir.


Essa pode ser uma tarefa difícil, pois nossas resoluções de Ano Novo tendem a se tornar um pedaço de papel que nunca mais veremos, ou talvez algo que nos dá arrepios, pelo simples fato de que planejamos demais e não fomos capazes de realizar nada.

Isso pode causar muita frustração, e muitos de nós perdemos a esperança.



Por esse motivo, trabalhei no seguinte guia para encerrar o seu 2020 da melhor maneira possível e para ajudá-lo a definir metas realistas para 2021.


Antes de mais nada ... alguns pontos:


  • Usei uma mistura de "metodologias e guias" que aprendi nos últimos anos. Algumas coisas podem não ser tão novas para você, e parte do conteúdo certamente não é "original"; No entanto, estou compartilhando com você exatamente o que faço;

  • Não espere que o processo seja perfeito! Vai ser complicado, mas abrace-o e acabará por dar certo;

  • Não espere ter todas as respostas muito fáceis: você precisa dedicar algum tempo a esse processo e levá-lo a sério.

  • O estabelecimento de metas é um processo contínuo: só faça-o se estiver disposto a voltar para suas metas em um estágio posterior e, de preferência, disposto a incorporar a reflexão em sua rotina.


Introdução: Do que você precisa para começar?


Caso você esteja pronto para começar, aqui está o que você precisará para o processo:

  • Algumas horas (pelo menos 2 horas - normalmente levo 3 horas para todo o processo)

  • Um local tranquilo (em tempos de corona, isso pode ser um desafio;))

  • Um caderno e uma caneta OU seu computador - o que funcionar melhor para você

  • Acesso ao seu calendário e ao seu telefone, caso queira navegar pelos compromissos e fotos

  • Acesso à sua conta bancária, se você quiser se aprofundar em seu planejamento financeiro


Parte 1: Concluindo 2020


Vamos começar a olhar para trás: reserve alguns minutos para visualizar sua situação no final de 2019.

  • Onde você estava quando 2019 terminou?

  • Como você estava emocionalmente? e fisicamente?

  • Quais eram suas esperanças e ambições?

  • O que você queria alcançar em 2020?


Caso você tenha definido metas para 2020, pode ser interessante ler as notas do processo de reflexão pelo qual você passou para definir essas metas. Tente recapitular e entrar no clima.


Depois disso, podemos começar a entender como 2020 foi para você.



Como foi 2020? Altos, baixos e principais aprendizados


Começamos analisando o ano de 2020, mês a mês. Para isso, sugiro que reveja os seus compromissos no calendário, fotos ou quaisquer memórias que tenha.

Em seguida, escreva para cada mês quais foram os altos, baixos e aprendizados que você teve/vivenciou. Do lado esquerdo, há um exemplo de estrutura que você pode seguir (baseado em meu próprio diário). Caso você tenha alguma memória impressa, como fotos, ingressos ou qualquer outra coisa, você pode querer colá-las em seu caderno.



- Elemento extra (opcional): Olhando para sua vida financeira em 2020

Em se tratando de finanças, como em qualquer parte da sua vida, se você quer melhorar nesse aspecto, tem que mapear seu estado atual.


Qual é o seu fluxo de caixa atual, as despesas fixas com as quais você já se comprometeu e, então, tendo em vista os planos de curto e longo prazo, desenhando uma estratégia para administrar melhor sua vida financeira. Dito isso, criei um google docs que pode ajudá-lo a revisar esse aspecto em 2020 e planejar 2021. Você pode acessá-lo aqui.


Important notar que o responsável por montar esse trabalho na área de finanças foi meu marido, Daniel Bastos. Então vá em frente e agradeça a ele depois :)


Gratidão e realizações


Depois disso, reflita sobre as seguintes questões:

  • Do que você mais se orgulha?

  • Pelo que você é grato?

Tente listar o máximo de pontos que puder.


Então, antes de prosseguir, pare por um segundo, dê uma olhada rápida na lista e sinta a energia positiva que você obtém dela. Aproveite o momento um pouco - você merece!



As pessoas que impactaram você


Agora, é hora de reconhecer as pessoas importantes para você durante este ano.


Liste os nomes das pessoas que mais impactaram você, seja na sua vida pessoal ou profissional. Mas não pare aí! Tente escrever um pouco mais sobre eles: por que foram importantes? Como você se sentiu?


Você pode listar quantas pessoas quiser. No entanto, para as 3 pessoas mais importantes, eu adicionaria um pequeno desafio: escreva uma mensagem e agradeça-os por tudo o que fizeram.


Você não tem ideia do quanto isso pode agregar valor à vida deles, saber que eles foram importantes para você. E você vai se sentir incrível também :)



Uma palavra para descrever 2020

Se você pudesse descrever 2020 em uma palavra, qual seria?


É hora de dizer adeus a 2020

Finalmente é hora de dizer adeus a 2020. Este é o momento de você relatar qualquer experiência que teve e seguir em frente. Recomendo que você escreva uma carta de despedida a 2020. Sinta-se à vontade para escrever o que vier à sua mente! E então, depois de fazer isso, diga adeus a este ano, agradeça por seus aprendizados e experiências e faça uma pausa. Vá buscar uma xícara de chá / café / água antes de passar para 2021.



Parte 2: Partindo para 2021


Agora que 2020 "acabou", vamos nos concentrar em 2021!

E que melhor maneira de fazer isso do que ver em quais áreas você precisa se concentrar para ter uma vida mais equilibrada?


Por isso, recomendo que você comece com a "Roda da vida". O objetivo aqui é avaliar onde você está x onde deseja estar no final de 2021. Este exercício o ajudará a pensar sobre seus objetivos depois - na verdade, se você fizer isso direito, passar da roda da vida para os objetivos irá ser uma espécie de processo natural.


- Mas espere, antes de continuar .. A partir daqui, você pode avançar de duas maneiras:

1. Com seu próprio caderno

ou

2. Usando esta planilha como um guia (basta criar uma cópia para você)


Vá em frente e siga o caminho que realmente funciona para você. O ponto mais importante é fazer o exercício.


Como funciona?


Etapa 1: Avalie seu estado atual

Comece desenhando um círculo dividido em 10 áreas, ou apenas clique no link da planilha. Em seguida, tente pontuar de 0 a 10 nos seguintes aspectos de como você está hoje.


#1 Saúde e Fitness

Como você avaliaria sua saúde, dada sua idade e quaisquer condições físicas?


#2 Vida intelectual

Quanto tempo você reserva para aprender coisas novas e com que rapidez está aprendendo? Quantos livros você lê / podcasts você ouve / tutoriais você assiste? Quantos seminários você participa anualmente? Você está procurando aprender com os outros?


#3 Vida emocional

Esta é a qualidade da sua casa, do seu carro, do seu escritório e dos espaços gerais onde você passa o seu tempo durante o dia e a noite (por exemplo: cafés, bares, escolas, etc), mesmo quando em viagem.


Você pinta, escreve, toca música ou se envolve em outras atividades que canalizam sua criatividade?


Quanto você está dando, contribuindo e desempenhando um papel definitivo em sua comunidade?


#4 Vida espiritual

Quanto tempo você dedica a práticas espirituais, meditativas ou contemplativas que o mantêm conectado, equilibrado e em paz?


#5 Relacionamento de amor

Esta é uma medida de quão feliz você está em seu atual estado de relacionamento


#6 Vida familiar

Como é o seu relacionamento com seu parceiro, pais e irmãos? Se você não tem família imediata, como é seu relacionamento com sua família alternativa (amigos queridos, parentes próximos)?


#7 Vida social

Esta é uma medida de quão forte é a sua rede de suporte. Você tem pelo menos 5 pessoas que você conhece para protegê-lo e você adora estar por perto (principalmente!)?


#8 Vida Financeira

Como está sua vida financeira? Você se sente satisfeito com sua renda e como gasta seu dinheiro?


Para obter mais informações sobre finanças, clique aqui.


#9 Carreira

Você está crescendo, progredindo e se destacando? Ou você se sente preso em uma rotina?


Com que rapidez você está melhorando as habilidades que o tornam único e o ajudam a construir uma carreira de sucesso, ou a desfrutar de um passatempo significativo? Você está crescendo em direção ao domínio ou estagnado?


#10 Aventura e Diversão

Quanto tempo você tem para viajar, experimentar o mundo e fazer coisas que o abrem para novas experiências e emoções?


Etapa 2: Defina uma meta para cada área para 2021


Depois de fazer isso, faça o mesmo exercício, mas para 2021: onde você quer estar? Defina uma pontuação para esse.


Etapa 3: Defina seus objetivos

Com base no exercício da roda da vida que você acabou de fazer, quais são seus principais objetivos para 2020? Enuncie-as em uma frase e tente se concentrar nas metas que você pode controlar. Por exemplo, "case-se em 2021" ou "torne-se presidente do Brasil no próximo ano" pode não estar totalmente sob seu controle e fariam com que você se sentisse muito frustrado. Portanto, aconselho você a ser ousado, mas olhe para sua zona de influência. Por enquanto, basta colocar seus objetivos no papel. Iremos priorizá-los depois.


Etapa 4: priorize!

Agora que você escreveu as metas, é hora de priorizá-las. Você pode agrupá-los em prioridade Baixa / Média / Alta, ou mesmo medi-los em Impacto x Esforço.


Etapa 5: Defina suas atitudes

Agora você tem seus principais objetivos. Eu diria para você não continuar com mais de 10, mas cabe a você decidir, porque isso realmente depende de quais são seus objetivos.


No final do processo, é assim que seu planejamento se parece:





Etapa 6: Escolha seu BHAG (objetivo grande, peludo, audacioso) para 2021


Um grande objetivo audacioso e cabeludo, ou BHAG, é um alvo claro para qualquer um se empenhar - geralmente

geralmente usado para organizações, mas aqui estou sugerindo que você tente por si mesmo.

Caso você esteja curioso, o termo ficou famoso por causa do livro “Feito para Durar: Hábitos de Empresas Visionárias de Sucesso”, de Jim Collins e Jerry Porras.


Como você sabe se seu objetivo é um BHAG?

Tente ter uma meta que se encaixe nos seguintes critérios:

  • Isso estimula o progresso?

  • É estimulante, emocionante, aventureiro?

  • Você está disposto a colocar sua energia nisso?


Nesse caso, sinta-se à vontade para seguir em frente. No entanto, há mais algumas perguntas que gostaria que você respondesse:

  • Qual é o objetivo?

  • Como você saberá que foi bem-sucedido?

  • O que você precisa para chegar lá (tente ser o mais detalhado possível, como uma linha do tempo)

  • De quem você precisa / Quem pode te ajudar?

  • Para alcançá-lo até o final de 2021, quando você precisa começar?



Por último, mas não menos importante ... sua afirmação para 2021


Se você tivesse que ler a mesma frase todas as manhãs de 2021, qual seria?


Esta é a etapa final do processo que quero que você trabalhe: uma afirmação poderosa sobre o ano de 2021. Uma afirmação que o anima quando os tempos são difíceis ou quando você está um pouco cansado.



Conclusão: trabalhe para isso, mas não se esqueça de se adaptar ao longo do caminho


Caso você tenha lido até aqui, parabéns: você conseguiu! No entanto, gostaria de deixar algumas mensagens finais:


  1. Mantenha seu caderno / planilha e seus objetivos em um lugar onde você possa visualizar e olhar para trás. Algumas pessoas até criam painéis visuais e os deixam no

escritório, por exemplo. Quanto mais você olhar para ele, melhor.


2. As metas são incríveis, mas o mais importante é sua atitude em relação a elas. Às vezes, você tem que mudar seus planos devido a coisas inesperadas acontecendo em sua vida, e tudo bem. É por isso que recomendo que você reserve algum tempo a cada trimestre para verificar onde você está com seus objetivos e para adaptá-los de acordo. As metas não são rígidas: podem ser alteradas com base na realidade. Portanto, se algo não funcionar de acordo com o seu plano, tente aprender com isso e melhorar no caminho


3. Além disso, como todos sabemos, para atingir nossos objetivos temos que estar dispostos a fazer o trabalho. Se você quiser ir aonde nunca esteve, terá que ir mais longe e fazer o que nunca fez. Não se esqueça disso!


Caso queira saber mais sobre como atingir seus objetivos, fique à vontade para conferir outro artigo que escrevi sobre o assunto.


Espero que tenha gostado deste artigo e estou ansioso para ouvir o que você planejou para 2021!


Boa sorte e boas festas :)


------



Ps: Se você gosta de conteúdo sobre planejamento, produtividade e autodesenvolvimento, fique à vontade para me seguir no Instagram. Compartilho novo conteúdo e dicas diariamente!


E por último, mas não menos importante: se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo com as pessoas que você acredita que também podem se beneficiar com ele. Obrigado pelo seu apoio! <3


508 views0 comments
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now